sábado, 3 de novembro de 2012

Esperanto se consolida como língua dos espíritas e com associação ao espiritismo (religião)

Se alguém ainda tem alguma dúvida de que o esperanto perdeu sua neutralidade e está cada vez mais associado ao espiritismo, aos espíritas e  à religião basta tomar conhecimento que o Sexto Congresso Paulista de Esperanto foi realizado em outubro deste ano na  na Sociedade Espírita Obreiros do Bem na cidade de São Carlos. Mesmo que algumas pessoas que participaram do evento não sejam espíritas, o local do evento é uma congregação religiosa ligada ao espiritismo...
Ao se associar com o espiritismo o esperanto perde assim a sua neutralidade e também a chance de se tornar um idioma internacional. Agora vai ser cada vez mais difícil que pessoas de outras religiões ou mesmo ateus se interessem pelo esperanto. O movimento esperantista brasileiro se estagnou e segue em decadência, sufocado pela influência  sempre nefasta das religiões.
O esperanto ficou vinculado ao espiritismo assim como a Igreja Católica está vinculada ao latim. Portanto,  o Latim, e o Esperanto perderam a sua neutralidade, condição básica para que um idioma seja internacional.
O Espiritismo queria usar o esperanto para fazer proselitismo religioso no mundo. Não conseguiu e acabou matando o esperanto.
Mais detalhes sobre o congresso vejam no texto abaixo registrado no site do Jornal PP.
Junior
-------------------------------------------------------------------

Quinta, 11 Outubro 2012
INTERAÇÃO
6º Congresso Paulista de Esperanto será em São Carlos
Escrito por  Patrícia Ribeiro
 
A intenção de Zanenhof era criar uma língua de fácil aprendizado que servisse como língua franca internacional. (Foto:Divulgação)

De 12 a 14 de outubro acontece o 6º Congresso Paulista de Esperanto em São Carlos.
O evento será na Sociedade Espírita Obreiros do Bem que fica na Rua Vivaldo Lanzoni, 200 no bairro Lagoa Serena. Nesta sexta-feira, 12, as atividades serão das 15h às 22h. No sábado, 13, será das 8h às 22h e domingo, 14, das 8h às 12h. Haverá curso básico para iniciantes.
A língua universal Esperanto comemora este ano 125 anos de existência. Trata-se de uma língua bastante útil para a comunicação internacional possibilitando que pessoas de diferentes lugares do mundo interajam entre si proporcionando união entre elas.
É uma língua neutra, pois não pertence a nenhum povo ou país em especial, é igualitária do ponto de vista lingüístico. É relativamente de fácil aprendizado graças à sua estrutura e construção da língua. E viva, pois é uma língua que evolui e vive igualmente como outras línguas e através dela é possível expressar os mais diversos aspectos do pensamento e sentimento humanos.
“Anualmente acontece congressos a nível regional, estadual, nacional e internacional de Esperanto. É muito importante para os esperantistas e também para a cidade de São Carlos que foi escolhida para receber toda a diversidade cultural que encontros como este proporcionam”, conta a professora e pedagoga praticante do Esperanto, Aparecida Mandarini R. Menegasso.
De acordo com Aparecida a importância de aprender Esperanto está na relação obtida entre pessoas de várias partes do mundo, sendo instrumento apropriado para o cultivo de amizade e colaboração entre pessoas de diferentes línguas nacionais. “Os esperantistas sentem-se muito amigos entre si, formamos uma grande família. Há muito respeito entre nós. Viajamos para vários lugares onde somos acolhidos na casa de pessoas que falam Esperanto, assim como também frequentemente recebemos esperantistas em nossa casa. Há uma troca e aprendemos muito uns com os outros”.
A língua Esperanto foi criada por Lázaro Luiz Zanenhof e hoje é a língua planejada mais falada no mundo. O esperanto é empregado em viagens, correspondência, intercâmbio cultural, convenções, literatura, ensino de línguas, televisão e transmissões de rádio. Encontra-se em Esperanto livros importantes como a Biblia Sagrada, Machado de Assis e José de Alencar. É usado em mais de 120 países.
Aparecida, que hoje dá aulas gratuitas de Esperanto aos interessados, diz que o aprendizado é rápido e fácil. “Em três meses é possível aprender o básico em Esperanto e um pouco mais de tempo para aperfeiçoes. A língua contém 16 regras fixas e regulares e qualquer pessoa em qualquer idade pode aprender”.

http://www.jornalpp.com.br/cultura/item/21084-6%C2%BA-congresso-paulista-de-esperanto-ser%C3%A1-em-s%C3%A3o-carlos

Nenhum comentário: